Eduardo Cunha atacado na Wikipédia: Efeito Streisand às avessas

Nesta sexta-feira, o presidente da Câmara dos Deputados brasileira foi atacado na Wikipédia com nomes que não serão reproduzidos aqui.

Eduardo Cunha. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Neste post, não me posiciono nem a favor, nem contra quaisquer ações do deputado. Apenas me refiro às edições na Wikipédia.

As edições acontecerem pela tarde e foram rapidamente desfeitas por voluntários da Wikipédia. O que é curioso é o fato de isso ter virado notícia, como se pode ver aqui por exemplo. O mais curioso ainda é o fato de isso ter permanecido publicado na Wikipédia por menos de cinco minutos e, ainda assim, ter dado tempo de um jornalista tomar conhecimento e considerar isso importante o suficiente para gerar notícia.

O resultado disso nada mais é do que a reprodução, promoção e eternização da ofensa. Um jornalista realmente preocupado com a imagem da pessoa evitaria noticiar tal fato. É como um efeito efeito Streisand às avessas. Não é que a ação do jornalista se preocupa em divulgar o ocorrido a um grupo no sentido de respeitar a imagem de uma pessoa. A notícia age a favor da ofensa e a divulga ainda mais, sem o menor interesse em removê-la, dando margem a que outros interpretem que o fato é um pretexto para a reprodução da ofensa já desejada pelo jornalista.

Aliás, qual foi o fato? A Wikipédia pode ser editada por qualquer pessoa. O fato foi que uma pessoa qualquer xingou o Cunha. E daí?

A Wikipédia se preocupa com a imagem dos seus biografados sejam eles quem forem. Ela fez sua parte em remover rapidamente o conteúdo inapropriado e proteger o artigo contra novas edições. Enquanto isso, outros atuam no sentido oposto, que é o de persistir e ampliar os ataques. Parabéns à Wikipédia.

Anúncios

Sobre Teles

Teles é voluntário da Wikipédia desde 2007, administrador da Wikipédia em português. É também Steward pela Wikimedia Foundation e participa de atividades pela Wikipédia, como oficinas e maratonas de edição, entre outros eventos sobre a Wikipédia. Na vida real, é médico e filho da Luiza.
Esse post foi publicado em Brasil, Política e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s