Wikipédia enfrenta a febre dos smartphones – o problema não está no aparelho

Editar a Wikipédia é fácil. Basta apertar o botão “Editar” e já somos direcionados à interface de edição. Este é o seu diferencial.Mobile_phone_evolution

Entretanto, uma edição de qualidade, muitas vezes, requer alguma pesquisa de fontes, revisão de conteúdo, ações de copiar e colar, etc. Isso não é difícil quando usamos um teclado e um mouse, mas isso pode ser mais demorado e limitado quando usamos um celular ou tablet.

A Wikipédia ainda não possui um aplicativo que permita uma edição de forma tão fácil quanto usar um computador de mesa. No momento em que o consumo de celulares e tablets vem aumentado e tomando o espaço dos demais aparelhos, isso passa a se tornar preocupante. As ações de parar diante de um computador, abrir diversas abas em busca de fontes, copiar e arrastar uma frase para melhor posicioná-la dentro do texto tendem a ser cada vez menos executadas e isso compromete diretamente a edição na Wikipédia.

Como citado em artigo no New York Times, a venda de smartphones já supera a de computadores de mesa. Isso é uma consequência e não causa. A grosso modo, as pessoas compram aquilo que lhes atrai. Talvez a maioria simplesmente não queira um computador de mesa por considerar que não precisa dele.

O problema está no aparelho? A resposta seguramente é “não”. Numa época dominada pelo compartilhamento de informações, pela reprodução muitas vezes cega no apertar de um botão, pela falta de criação intelectual e escolha passiva daquilo em que se é representado ao delegar a vozes alheias a própria opinião, a questão parece ser algo comportamental.

Outros falam por mim e a internet guarda as informações. A informação já está no Google, acessível quando eu quiser. Portanto, não preciso guardá-la comigo. Se não guardo, não possuo ferramentas para criação e, consequentemente, não surge em mim o interesse em criar.

A Wikipédia é editada por todos e o modo como isso ocorre é reflexo da sociedade. A enciclopédia pode assumir o papel de tentar se adequar às novas tecnologias e elaborar melhores ferramentas de edição por celular, mas não será capaz de colocar na mente das pessoas o interesse em criar e elaborar material de qualidade. Engana-se quem pensa que é problema exclusivo da Wikipédia.

Anúncios

Sobre Teles

Teles é voluntário da Wikipédia desde 2007, administrador da Wikipédia em português. É também Steward pela Wikimedia Foundation e participa de atividades pela Wikipédia, como oficinas e maratonas de edição, entre outros eventos sobre a Wikipédia. Na vida real, é médico e filho da Luiza.
Esse post foi publicado em Mobile e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s