Servidores do governo usados para vandalizar a Wikipédia

Logo_Governo_CollorVocê já deve ter ouvido falar de que alguns endereços de IP andaram editando a Wikipédia há algum tempo. Algumas edições são válidas; outras podem ser consideradas parciais ou feitas em conflito de interesse, mas nem sempre é possível perceber se há mesmo má fé nas ações ou se tais erros são mesmo propositais.

Esse post é dedicado às ações claramente negativas feitas através de servidores governamentais, que, sem dúvida nenhuma, podem ser consideradas vandalismo.

De acordo com o jargão da Wikipédia, “vandalismo” é qualquer ação feita com clara intenção de reduzir a qualidade de uma página. As edições a seguir foram aleatoriamente selecionadas por terem sido feitas por diferentes servidores do governo e se enquadrarem nessa classificação. Algumas delas poderiam ser consideradas cômicas se fossem feitas em um blog de humor o algo do tipo e se não estivéssemos falando de órgãos do governo brasileiro estragando artigos da maior enciclopédia do mundo.

A Dataprev é uma empresa pública brasileira vinculada ao Ministério da Previdência Social. Além de suas atividades que colaboram para manter o equilíbrio no nosso sistema previdenciário, ela colaborou com a humanidade ao incluir a informação de que a “Patologia é a historia do pato”.

dataprev

Ação feita por um IP do Dataprev.

 

O Ministério Público Federal do Brasil é uma instituição essencial à função jurisdicional do Estado. O que nem todos sabem é a função de divulgar o trabalho sensacional de Vitor, esse cara show de bola que todos deveriam conhecer.

vitorbarb mpf.png-large

Ação feita por um IP do Ministério Público Federal.

O Senado Federal faz parte do poder legislativo do Brasil ao lado da Câmara dos Deputados. Seus funcionários também estão presentes na Wikipédia editando verbetes de senadores.

senado

Uma das ações feitas através de um IP do Senado. Solicitando ajuda após tentar remover conteúdo referenciado.

O conteúdo que o IP acima refere ter tentado remover é este e faz referência à citação do senador Paulo Rocha pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados na abertura de investigação sobre um suposto envolvimento no “Mensalão”. Inclusive, a fonte usada na Wikipédia era a própria Câmara dos Deputados.

Algo parecido já havia sido feito também por um IP do Senado no artigo do senador Romero Jucá ao tentar remover informações negativas sobre o senador, já havia acontecido no artigo de Gleisi Hoffmann ao tentar remover informações relacionadas à Lava Jato, ou no artigo do senador Magno Malta ao tentar remover informações sobre o Escândalo das Sanguessugas, mesmo elas estando comprovadas por fontes confiáveis. Alguns desses IP’s do Senado chegaram a ser bloqueados por persistência nessas práticas.

A Wikipédia não é um perfil onde colocamos apenas as boas informações sobre as pessoas. Se alguém comprovadamente fez algo de bom ou ruim que tenha relevância para ser colocado numa enciclopédia, isso é passível de ser inserido no artigo sem fazer juízo de valor; apenas atestando o fato. As regras da Wikipédia são bastante rígidas com relação a esse tipo de conteúdo e a presença de uma fonte confiável é o mínimo exigido.

Difícil entender qual a motivação dessas pessoas. Elas deveriam estar trabalhando por nós em algo produtivo. Além de estarem vandalizando a Wikipédia usando recursos pagos por nós, estão usando seu tempo de serviço pago por nós para isso.

Fica a sugestão de acompanhar a conta BRWikiEdits no Twitter que mostra edições de endereços ligados ao governo e a torcida para que menos ações assim se repitam com nosso dinheiro sendo usado para fins apropriados.

 

Anúncios

Sobre Teles

Teles é voluntário da Wikipédia desde 2007, administrador da Wikipédia em português. É também Steward pela Wikimedia Foundation e participa de atividades pela Wikipédia, como oficinas e maratonas de edição, entre outros eventos sobre a Wikipédia. Na vida real, é médico e filho da Luiza.
Esse post foi publicado em Brasil, Política e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Servidores do governo usados para vandalizar a Wikipédia

  1. Mateussf disse:

    Funcionário público também fica entediado. Quando é piada o problema é um simples vandalismo. Mas quando o cara acha que pode remover informações verídicas, pra mim, já é mais complicado o problema.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s