Comissão Parlamentar de inquérito: um abuso de espaço público

A Wikipédia, como todos sabem, é um projeto colaborativo. Isso quer dizer que vários usuários trabalham juntos e é esperado que diversas decisões sejam tomadas na base da discussão entre eles. Para isso, existem espaços específicos com foco limitado em propor uma nova regra ou discutir um determinado artigo, ou discutir a eliminação de páginas, etc.

Quando este foco não é obedecido nesses espaços (propositalmente ou não), existe uma expressão que usuários da Wikipédia usam para identificar o problema e tentar interrompê-lo, que é o chamado “Abuso de espaço público“.

Além do fato de que a pessoa inquirida numa CPI pode simplesmente se calar em respeito ao seu direito de não fornecer provas contra ela mesma, mesmo quando existe o interesse em falar, podem ser usadas diversas estratégias para prolongar o debate, perder o foco e desviar a discussão de um desfecho resolutivo.  Isso torna a discussão improdutiva e todos os recursos usados para mantê-la são desperdiçados. Cabe, portanto, uma autorregulação dos responsáveis pela discussão, a fim de evitar tal desperdício.

Na Wikipédia, os editores são responsáveis por praticamente todo funcionamento do projeto. Além de editar, as regras são discutidas, aprovadas, negadas com a participação deles. Usuários que usam tais subterfúgios para desviar uma discussão de forma persistente, são informados por seus pares sobre seu comportamento errado e, no início, há um pedido para que ataques pessoais ou qualquer desvio de foco seja interrompido e que a argumentação seja baseada apenas no assunto em pauta. É possível, em caso de persistência e real dano à discussão, que determinado usuário seja impedido de editar caso os avisos não sejam suficientes, de forma que a discussão possa se continuar sem desvios.

No vídeo acima, ocorre um princípio de confusão numa CPI, de forma que o debate se perde e as palavras ficam ininteligíveis. Solicitar que os participantes ajam com civilidade, como foi feito aqui e é também feito na Wikipédia, é algo que traz de volta a compreensão da palavra e a permissão para que cada um se manifeste de modo a ser compreendido por outros.

Abaixo, um caso em que não houve atenção para a civilidade por parte dos participantes e que acaba desviando o foco do debate para discussões incompreensíveis, gritaria, defesas sobre a própria honra, etc. Enfim, perda de tempo, dinheiro e demais recursos públicos.

 

Fica a esperança de que parlamentares usem o exemplo da Wikipédia, que nem sempre é capaz de evitar todos os desvios de foco, mas possui regras de comportamento que poderiam ser aproveitadas em outros espaços. De outra forma, a comissão acaba por incentivar que mais piadas sobre ela apareçam:

Anúncios

Sobre Teles

Teles é voluntário da Wikipédia desde 2007, administrador da Wikipédia em português. É também Steward pela Wikimedia Foundation e participa de atividades pela Wikipédia, como oficinas e maratonas de edição, entre outros eventos sobre a Wikipédia. Na vida real, é médico e filho da Luiza.
Esse post foi publicado em Brasil, Humor, Política, Sem categoria e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s