Venezuela bloqueia acesso à Wikipédia

Tem sido reportada a perda do acesso à Wikipédia por diversos usuários na Venezuela.

Através de jornais do país, Twitter, contato direto com usuários venezuelanos, pode ser constatado que, de fato, houve perda do acesso desde o dia 11 de janeiro.

O acesso teria sido suspenso pela CANTV, empresa de telecomunicações estatal venezuelana, a maior do país.

A Wikimedia Foundation, fundação que mantém os servidores da Wikipédia e outros projetos relacionados, informou em seu Twitter que está apurando o ocorrido, apesar de identificar que a Wikipédia ainda está disponível a muitos usuários na Venezuela.

Registro da NetBlocks apontando interrupção do acesso.

Acredita-se que a causa esteja relacionada a uma “guerra de edições” entre editores na qual alguns inseriam a informação de que Juan Guaidó (cujo artigo na Wikipédia em espanhol saltou para quase 200 mil visualizações num dia) seria o presidente da Venezuela, eleito pela Assembleia Nacional, enquanto que outros inseriam que Nicolás Maduro seria o presidente. O artigo foi protegido por administradores, para evitar novas edições, procedimento que é geralmente realizado nesses casos até que haja consenso sobre qual informação deve ser publicada.

Neste exemplo de edição , pode ser visto um texto retirado por um usuário por ser considerado controverso, a fim de evitar maiores conflitos.

Cabe lembrar que o conteúdo da Wikipédia é inserido por voluntários. Sempre que há algo controverso, eles devem usar a discussão dos artigos e dialogar sobre qual o conteúdo adequado a ser inserido de acordo com as fontes existentes sobre o tema.

Como em todo assunto de grandes repercussões e divisões, existe o interesse por diferentes grupos em expor a sua verdade, o que, no momento, parece indefinido e requer maiores esclarecimentos. De toda forma, restringir o acesso à informação compromete o entendimento dos fatos pela população, o que não faz parte de qualquer regime democrático. A ver se a situação na Venezuela melhora tanto na política quanto no acesso à informação.

Anúncios

Sobre Teles

Teles é voluntário da Wikipédia desde 2007, administrador da Wikipédia em português. É também Steward pela Wikimedia Foundation e participa de atividades pela Wikipédia, como oficinas e maratonas de edição, entre outros eventos sobre a Wikipédia. Na vida real, é médico e filho da Luiza.
Esse post foi publicado em Liberdade de expressão, Política e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s