Editores da Wikipédia se pronunciam sobre pedido de eliminação do artigo do Ministro da Educação

No dia 1° de julho deste ano, um editor da Wikipédia em portuguẽs informou publicamente à comunidade de editores sobre um e-mail da assessoria de comunicação do Ministro da Educação Abraham Weintraub que solicitava a eliminação do artigo do ministro. De acordo com o e-mail, o artigo continha “informações não confirmadas” pelo biografado, o que poderia levar a “interpretações dúbias”, sendo esta a justificativa para exclusão.

592px-Abraham_Weintraub_em_maio_de_2019

Abraham Weintraub, Ministro da Educação do Brasil, maio de 2019. Imagem de: Pedro França/Agência Senado

Preocupada com as consequências do pedido, a comunidade decidiu se pronunciar sobre ele, expondo um comunicado com mensagem elaborada e aprovada por um conjunto de editores.

No texto, a comunidade esclarece que tal pedido não faz parte do procedimento regular da Wikipédia e reforça a ideia de que os artigos da enciclopédia apenas reproduzem informações já publicadas em outras fontes consideradas de boa reputação e ampla visibilidade, não cabendo nem aos editores por si só, nem ao biografado a decisão final, mas cabendo ao que é definido em regra.

Segue abaixo o texto do comunicado:

Em 27 de junho de 2019, recebemos da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação do Brasil uma solicitação para que o artigo do ministro Abraham Weintraub na Wikipédia fosse excluído. A justificativa era a suposta existência de “informações dúbias” no artigo.

Nos últimos dias, diversos veículos da mídia divulgaram essa solicitação e, nesse contexto, esclarecemos:

  • Os projetos Wikimedia, em especial a Wikipédia, são construções coletivas, em que toda contribuição de boa-fé e de acordo com suas regras é bem-vinda. É com esta metodologia de trabalho, baseada na colaboração e no voluntariado, que construímos esses projetos, que figuram entre os mais acessados da internet.
  • A Wikipédia não é uma rede social em que os biografados decidem sobre a permanência ou não de seus artigos. Todas as biografias devem cumprir com os critérios de notoriedade da enciclopédia e estar de acordo com outras premissas, como a verificabilidade e a imparcialidade do conteúdo. Artigos na Wikipédia devem reproduzir apenas o que é publicado por fontes reputadas e notórias. Nenhum editor pode apagar um artigo que esteja de acordo com os critérios e regras da Wikipédia sem passar pelo crivo da comunidade.
  • De forma rotineira, recebemos alertas sobre problemas nos artigos da Wikipédia e buscamos corrigi-los. É indicado, em caso de eventuais problemas, que estes sejam claramente expostos, possibilitando assim ações efetivas.
  • Proteções em artigos são um mecanismo comum, especialmente em situações em que artigos são alvo de reiteradas edições problemáticas. O artigo do ministro Weintraub, por exemplo, foi protegido em 2 de junho de 2019 por este motivo.

Feitos esses esclarecimentos, aproveitamos para convidar os integrantes do governo brasileiro e os jornalistas interessados nesse caso, e a população no geral, a conhecerem mais a Wikipédia e a contribuírem com a qualidade e difusão do conhecimento livre.

Comunidade de editores da Wikipédia em Português
 

O Estadão publicou reportagem informando ter entrado em contato com a assessoria de comunicação do MEC e que esta confirma a veracidade do pedido. Apesar disso, ainda resta esclarecer quais exatamente são os possíveis erros no artigo que justificariam a eliminação.

A Wikipédia preza pela veracidade e imparcialidade do conteúdo. A informação relacionada a biografia de pessoa viva é levada com maior seriedade em comparação com outros temas, sendo exigido um maior cuidado com o que é dito e uma comprovação completa com uso de fontes de confiança. Havendo qualquer falha na neutralidade ou veracidade da informação, o recomendado é que a informação problemática seja retirada e que o conteúdo válido se mantenha. A exclusão de toda informação do artigo, incluindo a informação não controversa, é portanto, fora que qualquer procedimento de rotina da comunidade, o que poderia ser feito apenas se o ministro não fosse notório o suficiente para constar como verbete.

O que se espera é que isso não seja um movimento com intenção de censurar a Wikipédia ou dificultar o acesso a informação publicada sobre o ministro. Como qualquer biografia de figura pública imparcial, é possível que haja informações negativas com as quais o biografado não concorde, porém, havendo comprovação por fontes e relevância enciclopédica, não há razão para remover um fato do artigo.

O Ministro da Educação é convidado a se pronunciar sobre seu artigo e a informar qual parte do conteúdo é contestada. É de interesse da Wikipédia prover informação imparcial e alinhada aos fatos. Qualquer conteúdo difamatório, não enciclopédico e não comprovado por fontes deve ser retirado.

Anúncios

Sobre Teles

Teles é voluntário da Wikipédia desde 2007, administrador da Wikipédia em português. É também Steward pela Wikimedia Foundation e participa de atividades pela Wikipédia, como oficinas e maratonas de edição, entre outros eventos sobre a Wikipédia. Na vida real, é médico e filho da Luiza.
Esse post foi publicado em biografias, Brasil, Educação, Liberdade de expressão, Política e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s